Só padarias lucram com jogos do Brasil na Copa
Publicidade embalagem de pão, sua marca está junto torcendo com todos Brasileiros nas melhores padarias do Brasil.
Estudo mostra que consumo do brasileiro reduz drasticamente em dias de jogos
Por Erich Beting – São Paulo (SP) em 29 de Junho de 2018 às 07:19
O fuso horário da Rússia, seis horas à frente do Brasil, fez da Copa de 2018 uma loteria para o comércio. E, levando-se em consideração o movimento do varejo nos dois primeiros jogos da seleção, somente os donos de padaria têm motivos para sorrir com o Mundial da Rússia até o momento.
A Máquina do Esporte teve acesso a um estudo feito pela empresa de meios de pagamento Cielo com o Impacto no Consumo do Varejo (ICVA) no domingo (17), dia da estreia brasileira na Copa, e sexta-feira (22), quando a seleção fez o segundo jogo.
Segundo os dados levantados pela empresa, a queda no varejo foi brusca nos dois dias da semana (24,7% a menos de vendas no domingo e 19,8% na sexta-feira). O único tipo de estabelecimento que teve um acréscimo foi a padaria, que na sexta-feira vendeu cerca de 7% a mais do que o normal para os dias. Até mesmo essa melhora tem explicação. Com o jogo às 9h da manhã, as padarias tiveram um sensível acréscimo de vendas nas duas horas anteriores à partida e no intervalo.
O comportamento, porém, é a exceção. De acordo com o levantamento, o dia de jogo do Brasil claramente faz as pessoas reduzirem drasticamente o consumo no horário da partida. O segmento que mais esfria é o de móveis e eletrodomésticos, que não consegue recuperar-se ao longo de todo o dia. No domingo, a queda de vendas foi de 48% em relação a um domingo normal. Na sexta, chegou a 29%.
Até mesmo nos bares há uma queda de arrecadação (6,8%). O comportamento do consumidor, porém, é atípico. A mensuração, feita apenas no domingo, quando o Brasil jogou às 15h, mostra que o consumo reduz absurdamente durante os dois tempos da partida. No intervalo, ele aumenta e, na hora do término do jogo, quando geralmente as pessoas que estão no estabelecimento pagam a conta, o número de transações aumenta sensivelmente. O problema é que, ao longo do restante do dia, o consumo ficou abaixo daquele de um domingo comum.
Nos restaurantes, o fuso horário intrferiu diretamente no consumo. Na sexta-feira, como o jogo do Brasil terminou por volta de 11h, as pessoas entraram mais tarde no trabalho. Com isso, o horário de almoço foi alterado, causando uma queda de arrecadação no pico de funcionamento, entre 12h e 14h (13% a menos). Os supermercados também sentiram o impacto da Copa. As vendas foram maiores nas horas anteriores aos jogos do Brasil, mas, posteriormente, o movimento caiu, causando queda de 18,7% na venda na sexta-feira e apenas 2% no domingo.