ROI é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
Esta conta mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu e administrar futuros investimentos, os resultados obtidos avaliam por exemplo, como o investimentos em marketing contribui para os resultados da empresa.
O cálculo é o seguinte, subtrai-se o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial, em seguida, divide-se esse resultado pelo investimento inicial:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Por exemplo, se o ganho obtido foi de R$ 500.000,00 reais e o investimento inicial foi de R$ 100.000,00 a conta é:
(500.000 – 100.000) / 100.000 = 4
Isso significa que o retorno foi quatro vezes o investimento inicial. Para estabelecer oROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, o retorno sobre investimento foi, então, de 400%. Uma observação importante é que o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo, toda e qualquer despesa, por menor que seja, tem que ser incluída se o objetivo é ter um resultado preciso.
Um resultado de 100% de retorno pode ser considerado satisfatório em determinado caso e insatisfatório em outro. É importante lembrar que certos fatores externos influenciam no sucesso de um investimento, o que dificulta a mensuração perfeita do ROI, o investimento em comunicação e marketing da concorrência por exemplo exerce impacto no desempenho das ações criadas pela empresa.