PROPAGANDA EM SACO DE PÃO

Geolocalização sem internet?

A estratégia da venda focada na localização já existe há algum tempo fora das redes sociais.

Várias empresas já recorrem a anúncios em caixas de pizza ou sacos de pão de empresas localizadas em sua área de interesse.

A tática é uma alternativa aos panfletos e anúncios em revistas de bairro e consegue atingir mais pessoas interessadas no serviço ou produto com menos desperdício.

Para o coordenador da FGV, André Miceli, esse tipo de propaganda é similar à estratégia dos anúncios geolocalizados. “A diferença é que, no mundo digital, eu posso fazer customizações, postar o mesmo anúncio com textos diferentes, dependendo das gírias usadas em cada região, por exemplo. Isso não seria possível no impresso”.Já Tafner diz que esse tipo de anúncio off-line não pode ser comparado com os geolocalizados. “Eu posso estar levando o saco de pão para a minha mãe, que mora em outra região. Não dá pra comparar com um anúncio eletrônico.”

A prática popularizou-se em 2012 para aproximar produtos e consumidores. Uma das empresas que ofertam o serviço, a Propaganda em Saco de Pão, possui até mesmo uma franquia em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde não existe esse tipo de anúncio.

Antes de investir nos sacos de pão, a empresa publicava anúncios na revista de restaurantes Curitiba Delivery e também distribuía panfletos pela região. “Uma pizzaria pediu uma propaganda direcionada para a cidade dela, porque na revista os anúncios atingiam bairros distantes, então ele pagava por propaganda que não estava chegando ao seu público-alvo”, disse a diretora comercial da empresa, Chádia Miotto.

Ainda segundo Chádia, o custo de anunciar em panfletos é muito cara. “Muita gente nem leva o papel, mas o cliente tem que levar o saco de pão pra casa, com certeza vai prestar atenção ao anúncio”.

Para as padarias, a vantagem também é positiva: eles recebem gratuitamente o saco de pão. Atualmente, a Propaganda em Saco de Pão tem franquias em 600 cidades brasileiras e outra nos Estados Unidos.

A Mídia do Pão é outra empresa brasileira que produz propagandas em sacos de pão, mas também oferece outras opções, como caixas de pizza e embalagens de lanches.

Em 2012 sentimos falta de uma mídia forte e que chegasse de fato até o consumidor. Decidimos investir no saco de pão porque 98% da população brasileiro consome o produto”, afirmou a gestora de franquias e sócia da Mídia do Pão, Rose Nogueira.

Segundo ela, as empresas podem escolher qual público querem atingir. “Os clientes não jogam o saco de pão fora antes de chegar em casa. Essa mídia é muito mais barata e não tem desperdício”.

Em 2014, a Mídia do Pão inaugurou os anúncios em caixas de pizza. A empresa está presente em mais de 300 cidades brasileiras e há planos de expansão do serviço para a América do Sul.

 

Matéria publicada na Revista Veja/Economia:

http://veja.abril.com.br/economia/empresas-usam-tecnologia-para-mirar-clientes-pelo-endereco/#

2 thoughts on “PROPAGANDA EM SACO DE PÃO

    1. Boa noite Antonio Borges.
      Primeiramente obrigado pelo interesse em nosso modelo de negócio.
      Estaremos enviando uma apresentação o mais breve para o seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *